Para um e-commerce de moda feminina que fornece roupas com entrega nacional, mas com uma grande base de clientes localizada em Belo-Horizonte – MG, tivemos como desafio alcançar a meta de R$1 milhão de reais de vendas em um projeto com duração de um ano. A meta foi definida de forma ousada, onde a expectativa da empresa era faturar 3 vezes mais que no ano interior.
Como resultado, alcançamos a meta estipulada em 7 meses de trabalho:
Passo a passo do planejamento
Fizemos uma análise de toda a estratégia de marketing, vendas e branding da empresa, e definimos no planejamento estratégico que trabalharíamos os seguintes pontos:
- Otimização da experiência do usuário: oferecer uma experiência de compra fácil e intuitiva, incluindo uma navegação clara, opções de pagamento seguras e entrega rápida.
- Mídia online: implementar campanhas de mídias digitais eficazes, incluindo anúncios pagos, marketing por e-mail, mídia social e SEO.
- Conteúdo de qualidade: fornecer conteúdo educacional e de moda para ajudar os clientes a tomar decisões de compra e criar uma marca forte.
- Análise de dados: usar dados de comportamento do usuário e de vendas para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
- Ofertas e promoções: oferecer descontos e outros incentivos para estimular as compras.
- Parcerias estratégicas: estabelecer parcerias com outras empresas e influenciadores digitais para expandir o alcance e atingir novos clientes.
- Personalização: oferecer opções de personalização, como recomendações de produtos baseadas em comportamentos anteriores do usuário, para aumentar a satisfação do cliente e a fidelidade.
- Atendimento ao cliente excepcional: oferecer suporte ao cliente de forma rápida e eficiente para resolver problemas e ajudar a construir relacionamentos de longo prazo com os clientes.
Planejamento estratégico na prática:
Análise dos principais indicadores do negócio, como: taxa de conversão, ticket médio, sessões no site, com aplicação de melhorias em cada uma delas.
Site:
Fizemos uma análise de CRO e UX no site, para melhorarmos toda a experiência do cliente, apontando melhorias em todos os principais pontos:
– organização da home/vitrine do site com as principais categorias;
– categorização com os principais filtros dos produtos;
– página de produtos com fotos de qualidade;
– benefícios e quebra de objeções;
– carrinho, checkout e pós compra.
Instagram:
Orientamos o cliente a aumentar a frequência de presença nos stories e feed de forma estratégica, puxando os principais produtos vendidos por este canal de mídia, e fomentando esses produtos no reels, provadores e sacolinha do Instagram.
Tráfego pago de forma estratégica:
Baseado sempre em análise de dados, subimos as campanhas, fazendo uma cobertura de mídia com remarketing estruturado quebrando objeções e trazendo novidades.
Para públicos frios trabalhando muitas ofertas como: cupom de primeira compra, desconto progressivo, parcelamento sem juros, benefícios e exaltando qualidade nos criativos.
Percebe que o tráfego pago vem por último? Nós aplicamos a gestão de performance, colocando nossa expertise em tudo que envolve um e-commerce, para escalarmos as vendas de forma consistente, pois são todos esses fatores que impactam no negócio.